sexta-feira, 29 de abril de 2011

ORIENTAÇÕES PARA CONDUZIR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA O INTERDISCIPLINAR - Profº Ivanor

ORIENTAÇÕES PARA CONDUZIR UM ESTUDO EXPLORATÓRIO 
PARA O INTERDISCIPLINAR


ESTUDO EXPLORATÓRIO é uma alternativa para dirimir dúvidas iniciais sobre o que fazer no interdisciplinar, quando não se tem clareza do que é o negócio que se pretende desenvolver, não se conhece as peculiaridades, potencialidades e problemas mais frequentes.

1 – O estudo exploratório caracteriza-se pela informalidade (não significa que não tenha rigor científico.

2- A amostra a ser entrevistada deve ser não-probabilística por julgamento e conveniência, ou seja, vocês devem julgar que pessoas terão informações sobre o negócio pretendido e selecionar algumas (o julgamento é vocês acharem que tais pessoas conhecem do negócio e que colaborarão com mais facilidade – em geral amigos e ou familiares dos integrantes do grupo que atuem neste tipo de negócio) para entrevistar.

3 – A Pesquisa: Um estudo exploratório não é a aplicação de um questionário com perguntas que serão respondidas pelo entrevistado. É uma conversa dentro de um roteiro, mas com ampla liberdade para o entrevistado conduzir a conversa para assuntos não abrangidos no roteiro.

4 – O Roteiro – Deve ser elaborado previamente, uma lista de perguntas cujas respostas ajudarão vocês a entenderem o negócio que pretendem que sejam objeto do Plano de Negócio do interdisciplinar.

ATENÇÃO – esta lista de questões não deve ser mostrada para o entrevistado, é apenas para orientá-los na condução da conversa e para impedir que coisas que lhes pareçam importante sejam esquecidas. INICIE a entrevista por uma pergunta geral – “ Então Sr(a)... o que, pela sua experiência, é o mais importante no negócio de ....? À medida que forem sendo obtidas as informações desejadas, vá riscando a questão do seu roteiro (para não ficar repetitivo). Informações importantes que não constem do roteiro, deverão ser acrescidas na forma de questão para o próximo entrevistado.

5 – GRAVE A ENTREVISTA – É muito importante que seja solicitada a autorização para gravar, isto evita interrupções para anotações e quebra do assunto. A gravação possibilitará que a conversa flua com mais naturalidade entre entrevistador e entrevistado.

6 – Após cada entrevista ouçam atentamente a gravação, interrompendo-a para anotar as conclusões possíveis (respostas às suas dúvidas). Após o segundo entrevistado, avaliem se as respostas estão compatíveis. Não havendo divergências, talvez três entrevistas sejam suficientes, em havendo divergências deve-se acrescentar novos entrevistados até se identificar um padrão nas respostas.

0 comentários:

Postar um comentário